ANAIS - SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SAÚDE MENTAL E DIREITOS HUMANOS: construindo esperança
São Luís, Maranhão.
02 E 03 DE AGOSTO DE 2019/ SÃO LUÍS – MA
Seminário organizado pelo Coletivo Abrasme Maranhão que objetivo de fortalecer o cuidado em saúde mental alicerçado nos princípios da reforma psiquiátrica, visando a integração de instituições, profissionais, usuários, familiares e comunidade em geral. Além de apresentar e difundir práticas de cuidado em saúde mental que favoreçam o exercício de cidadania.
Participaram do Seminário 650 pessoas, entre profissionais e estudantes da área da saúde, educação, assistência social, justiça, usuários e familiares de saúde mental.
Além da programação de palestras e mesas, foram ofertados 05 minicursos de acordo com a disponibilidade de palestrante e número de inscritos, a saber: práticas clinicas em situação de suicídio, intervenções nos transtornos de espectro autista, diagnóstico e tratamento de transtornos afetivos, projeto terapêutico singular, práticas clinicas no acolhimento de crianças e adolescentes vítimas de violência.
Foram apresentados trabalhos produzidos por estudantes, profissionais e docentes, em forma de pôsteres e como comunicação oral. Nas comunicações orais utilizou-se metodologia diferenciada no formato de roda de conversa, metodologia que bem aceita e avaliada pelos participantes. Cada pessoa pode submeter como autor até dois trabalhos e ser coautor de até 03 trabalhos. Foram 130 trabalhos aprovados distribuído nos seguintes eixos temáticos:
• Experiências inovadoras de cuidados em Saúde Mental em meio comunitário.
• Boas práticas de cuidado em saúde mental em serviços não especializados.
• Cuidado em saúde mental nos espaços hospitalares.
• Cuidado como estratégia de resgate de cidadania.
• Protagonismo de usuários e familiares de saúde mental.
A área de Saúde Mental se fez ainda representar por 16 serviços de saúde mental também puderam fazer exposição de trabalhos fabricados pelos pacientes nas oficinas terapêuticas e de geração de renda.
Os conferencistas, os palestrantes e moderadores de mesa receberam como lembranças os trabalhos produzidos pelos pacientes.