O vice-presidente da ABRASME, Leonardo Pinho, participa do 12º Congresso Nacional da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (CONGREJUFE), realizado na cidade de Foz do Iguaçu/PR, entre os dias 26 de abril e 1º de maio de 2025.
Em sua fala, reafirmou os impactos das reformas trabalhista e previdenciária implementadas no Brasil, sobretudo após a destituição da presidenta Dilma Rousseff. Destacou os profundos e negativos efeitos sobre a classe trabalhadora, e assim torna-se essencial avaliar o crescimento dos problemas de saúde mental relacionados ao ambiente de trabalho, cujo número mais do que dobrou no último biênio, passando de 201 mil casos em 2022 para 472 mil em 2024, o que representa um aumento de 134%.
A exposição de Leo Pinho ainda destacou a relevante atuação do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), por meio da Comissão Permanente de Trabalho e Previdência Social. Reforçando a Recomendação nº 02/2025, orientando o Ministério do Trabalho e Emprego, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e a Presidência da República a adotarem medidas para enfrentar os riscos psicossociais no ambiente de trabalho, ressaltando a necessidade de polÃticas que garantam a proteção da saúde mental dos trabalhadores.
Â