facebook
twitter
youtube
instagram
cartaicon
image-982
image-237
abrasmelogorodape
image-542
0

facebook
twitter
youtube
instagram

Dia Nacional dos Direitos Humanos

12/08/2021 21:26

Equipe ABRASME

Notícias, Incidências,

Dia Nacional dos Direitos Humanos

Dia Nacional dos Direitos Humanos O Dia Nacional dos Direitos Humanos é celebrado em 12 de agosto em homenagem à líder sindical Margarida Maria Alves.

modelosatualizados-1628814295.png

Dia Nacional dos Direitos Humanos

 

O Dia Nacional dos Direitos Humanos é celebrado em 12 de agosto em homenagem à líder sindical Margarida Maria Alves. A saúde consta na Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, no artigo XXV, que define que todo ser humano tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar-lhe e a sua família, saúde e bem-estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis.  Ou seja, o direito à saúde é indissociável do direito à vida, que tem por inspiração o valor de igualdade entre as pessoas.

No contexto brasileiro, o direito à saúde foi uma conquista do movimento da Reforma Sanitária, refletindo na criação do Sistema Único de Saúde (SUS) pela Constituição Federal de 1988. 

No entanto, direito à saúde não se restringe apenas a poder ser atendido no hospital ou em unidades básicas. Embora o acesso a serviços tenha relevância, como direito fundamental, o direito à saúde implica também na garantia ampla de qualidade de vida, em associação a outros direitos básicos, como educação, saneamento básico, atividades culturais e segurança.

📽️ No vídeo, o presidente da Associação Brasileira de Saúde Mental e da Unisol Brasil e ex-presidente do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), Leonardo Pinho, fala sobre a importância da data. 

 

✅ Acompanhe o CNS:
👍 fb.com/ConselhoNacionaldeSaude
🐦 twitter.com/comunicacns
💚 instagram.com/conselhonacionaldesaude.cns
💻 www.conselho.saude.gov.br

SiteO-LogoG
Create Website with flazio.com | Free and Easy Website Builder