facebook
twitter
youtube
instagram
cartaicon
image-982
abrasme
abrasmelogorodape
image-542
0

facebook
twitter
youtube
instagram

Abrasme é eleita para compor o CONAD

07/06/2023 14:42

Equipe ABRASME

Notícias, Incidências,

Abrasme é eleita para compor o CONAD

Nota sobre eleição do CONAD

A Associação Brasileira de Saúde Mental foi eleita no dia 5 de junho para ocupar uma das dez vagas do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas - CONAD, do Ministério da Justiça.

No dia de ontem foi homologado o resultado final da eleição dos membros da sociedade civil e a Abrasme estará representada pela titular Ana Paula Guljor – presidente da Abrasme e Rogério Giannini também diretor que ocupa o cargo de 1º secretário. 

O conselho foi criado em 2006 sendo um dispositivo do controle social que orienta a política sobre drogas no país. Apesar de ter sido fundado há quase vinte anos e com uma proposta de agregar setores da sociedade para a deliberação nesta área, é a primeira vez que seu componente sociedade civil, se constitui através de eleição entre seus membros candidatos para as vagas.

Este momento histórico marca uma retomada da construção democrática das politicas sobre drogas. A composição da sociedade civil no atual mandato será de maioria antiproibicionista e reflete os avanços da discussão no campo. Destaque-se que, com esta orientação foram habilitadas 33 entidades.

A  Abrasme reforça o compromisso expresso na carta de exposição de intenções que foi elaborada por diversas entidades e movimentos durante o processo eleitoral de defesa de um debate aberto a voz nas reuniões do Conselho e de atuação em diálogo com as demais entidades e movimentos antiproibicionistas habilitados, mas que não estavam entre as 10 mais votadas que ocuparão a titularidade. Deste modo, reforça seu apoio e respeito a todas, destacando a importância da contribuição das entidades para o campo da política sobre drogas. 

As entidades especificamente voltadas a discussão da cannabis, em especial, terão na participação da Abrasme um canal de interlocução de suas pautas pois política pública se constrói com vários braços. 

 

 

Lista das Organizações da Sociedade Civil - CONAD

Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas – RENFA 

Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas 

Rede Brasileira de Redução de Danos e Direitos Humanos 

Rede Jurídica pela Reforma da Política de Drogas – REFORMA

Associação Brasileira de Saúde Mental – ABRASME 

Rede Latinoamericana e do Caribe de Pessoas que Usam Drogas – LANPUD

Centro de Convivência é de Lei 

Escola Livre de Redução de Danos – ELRD 

Plataforma Brasileira de Política sobre Drogas

10º Sociedade Brasileira de Toxicologia – SBTox

 

Acesse a Carta Aberta.

Acesse a homologação da eleição.

incidência-(3).png
siteo-logog