facebook
twitter
youtube
instagram
cartaicon
image-982
abrasme
abrasmelogorodape
image-542
0

facebook
twitter
youtube
instagram

Abrasme esteve no MDS levando agenda prioritária elaborada por coletivos antimanicomiais

11/05/2023 19:31

Equipe ABRASME

Notícias, Incidências,

Abrasme esteve no MDS levando agenda prioritária elaborada por coletivos antimanicomiais

O encontro ocorreu no dia 10 de maio

No dia 10 de maio, Ana Paula Guljor presidente da Abrasme, conselheira do CNDH e coordenadora da Subcomissão de Políticas de Drogas esteve juntamente com a conselheira Luisa de Marillac do CNDH no MDS onde foram recebidas pelo diretor do Departamento de Comunidades Terapêuticas.
A finalidade deste encontro foi a entrega do documento de propostas de agenda para políticas públicas de saúde mental construída conjuntamente com diversas entidades e coletivos antimanicomiais nas Ágoras Antimanicomiais e a plataforma Abrasme com a agenda prioritária para a Reforma Psiquiátrica Brasileira.
Outra pauta do encontro foi o reforço da recomendação n. 2 de 2023 do CNDH que recomenda a auditoria e inspeção nacional dos contratos e termos de parceria com as CT's e recomenda outras providencias relativas a inspeção permanente e cancelamento de contratos.
Destaque para a urgência da indicação de representante para a Comissão Interministerial de Inspeção, cujo lugar do MDS continua vago. A discussão das bases do cuidado em liberdade, apontando o caráter asilar das CTs, além da necessidade de rediscussão pelo governo das funções atribuídas ao departamento de CT's que fere os princípios de uma rede de serviços que deve ser pautada pela orientação do SUS e seus órgãos de controle social. A base republicana da democracia e do diálogo respeitoso possibilitou uma discussão clara e o posicionamento da entidade quanto a política antimanicomial e a defesa do não financiamento público para uma estrutura que reproduz a lógica dos hospitais psiquiátricos.

siteo-logog