facebook
twitter
youtube
instagram
cartaicon
image-982
abrasme
abrasmelogorodape
image-542
0

facebook
twitter
youtube
instagram

Abrasme esteve em Brasilia conhecendo iniciativas de Economia Solidária

20/04/2023 18:59

Equipe ABRASME

Notícias, Incidências,

Abrasme esteve em Brasilia conhecendo iniciativas de Economia Solidária

Projeto é realizado em parceria com Laps/ENSP/Fiocruz, Abrasme e Unisol-Brasil com emenda parlamentar da dep. Érika Kokay

Com agenda no Distrito Federal, Ana Paula Guljor e Paulo Amarante visitaram serviços da Raps, conheceram iniciativas de economia solidária e saúde mental, bem como ministraram uma aula magna com a presença do nosso parceiro Leo Pinho, que deu início ao projeto de apoio técnico entre o Laps/Ensp/Fiocruz, Abrasme e Unisol-Brasil a partir de apoio de emenda parlamentar da deputada Érika Kokay.

Com apoio da diretora de Saúde Mental do Distrito Federal, Vanessa Soublin, foram realizadas visitas no CAPS Paranoá e CAPS Planaltina, conheceram a horta agroecológica, ecolavagem, grupo de música e capoeira desenvolvida junto da comunidade local e atividade de arte com malhas e bordados.

Ana Paula pontua que "esta fase é de reconhecimento das ações desenvolvidas no DF como parte da construção do projeto de Apoio Ténico a geração de renda e economia solidária da Rede de Atenção Psicossocial do Distrito Federal. Como parte das atividades, será desenvolvido curso de formação em geração de renda e economia solidária para os trabalhadores da RAPS e outro voltado para usuários e familiares. O projeto também incluirá oficinas técnicas para desenvolvimento das experiências e apoio ao associativismo".

As iniciativas de economia solidária e saúde mental vem retomando forças após o período de quase nenhum incentivo governamental dos últimos anos. A Abrasme vem buscando articulações políticas para ampliar o apoio e engajamento nos seus diversos segmentos e possibilidades. Com o apoio de Erika Kokay, esta parceria Fiocruz/Abrasme/Unisol tem a perspectiva de fortalecimento da inclusão social e da construção de estratégias que revertem em políticas públicas que reforcem a reforma psiquiátrica Antimanicomial.

9.png
siteo-logog